SPCAV

Comunicado SPCAV – Estudo EPIC nos meios de comunicação social

Comunicado SPCAV

Na sequência da divulgação do recém-publicado estudo EPIC (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27678080)  pelos meios de comunicação social, a SPCAV vem por este meio clarificar os objetivos, resultados e conclusões do mesmo:

O objetivo deste estudo foi testar o efeito do pimobendan em cães com doença degenerativa mixomatosa da válvula mitral, já com sinais de remodelação cardíaca (cardiomegalia), mas sem sintomatologia clínica associada (Classe B2 ACVIM). O EPIC trial, um estudo prospetivo, randomizado, controlado e multicêntrico, envolveu um total de 360 cães, com mais de 6 anos e pesos compreendidos entre os 4,1 e 15 Kg. Todos os pacientes, para além do sopro sistólico característico (moderado a intenso), apresentaram alterações ecocardiográficas da válvula mitral sugestivas de doença mixomatosa, regurgitação mitral e dilatação atrioventricular esquerda, bem como sinais radiográficos de cardiomegalia (VHS > 10,5).

Os resultados obtidos permitiram concluir que a administração crónica de pimobendan, como monoterapia, em cães com doença mixomatosa da válvula mitral, com evidência radiográfica e ecocardiográfica de cardiomegalia, não só é segura e bem tolerada pelos pacientes, como resulta num prolongamento da fase pré-clínica. O período médio até ao aparecimento dos primeiros sinais de insuficiência cardíaca congestiva ou morte induzida pela doença cardíaca foi prolongado por aproximadamente 15 meses.

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia Veterinária recomenda que todos os pacientes aos quais seja detectado um sopro durante o exame clínico sejam submetidos a exames complementares diagnóstico, nomeadamente ecocardiografia e radiografia torácica para diagnóstico e estadiamento da doença cardíaca, mesmo que sejam assintomáticos, para que possam ser orientados sob ponto de vista terapêutico. Recomenda-se ainda que estes exames sejam repetidos periodicamente para que seja feito um correcto acompanhamento da progressão da doença.

 

A Direção da SPCAV.