SPCAV

I Formação de Enfermagem da SPCAV – Monitorização do Paciente Cardíaco

 

É com imenso prazer que a SPCAV apresenta a primeira formação de Enfermagem Veterinária a decorrer no dia 9 de Junho de 2018 em Lisboa (Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa).

Veja aqui o programa:

9h00 – Triagem telefónica e hospitalar – Enf. Ana Lúcia Garcia

9h45 – ECG I: como fazer e como interpretar – Drª. Natalina Silva

10h30Coffee break

11h00 – ECG II: principais arritmias na monitorização hospitalar – Dr. André Santos

11h45 – Monitorização I: parâmetros a avaliar no paciente cardíaco hospitalizado, crítico e durante a anestesia – Enf. Joana Pinheiro

12h30 – Almoço

14h00 – Monitorização II: parâmetros a avaliar no paciente cardíaco hospitalizado, crítico e durante a anestesia – Enf. Joana Pinheiro

14h45 – Farmacologia: Principais fármacos cardiovasculares e como monitorizar os seus efeitos – Drª. Silvia pinheiro

15h30 – Coffee break

16h00 – Fluidoterapia: Quando, quanto, o quê e como – Drª. Inês Fonseca

16h45 – Casos Clínicos – Dr. Manuel Monzo, Dr André Santos e Enf. Joana Pinheiro

18h15 – Fim


Preços:

Sócios SPCAV: Gratuita
Não sócios SPCAV: 60 €
Estudantes Enfermagem: 40 €

APÓS 1 DE JUNHO 2018 (+50% VALOR DA INSCRIÇÃO)

Para concretizar a sua inscrição solicitamos que preencha o seguinte formulário e proceda ao pagamento do valor respectivo para o seguinte IBAN: PT50 0036 0073 99100068938 88


Oradores:

Dra. Silvia Pinheiro

Licenciada pela UTAD em 2003, estágio curricular no HVC orientado para Urgências e Cuidados Intensivos pelo Dr Nuno Paixão, colaborou com o HVC de 2003 a 2013 no Serviço de Urgências, Cuidados Intensivos e Anestesia e no Serviço de Medicina Cardiorespiratória. Colabora com a VetOeiras – Hospital Veterinário Central da Linha de Cascais desde 2013 nos Serviços de Cardiologia e Ecografia. Mestrada em 2013 pela UTAD com o tema “A organização e a monitorização diária das atividades de uma Unidade de Cuidados Intensivos”. Pós graduação em Cardiologia pela ESAVS (European School for Advanced Veterinary Studies), realiza frequentemente formações nacionais e internacionais nas áreas das Urgências e cuidados intensivos, Cardiologia e Ecografia. Membro da SPCAV (Sociedade Portuguesa de Cardiologia Veterinária), faz parte da sua direção desde 2017.

Dr. André Santos

Mestrado Integrado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias no ano de 2009, estágio curricular no H. V. Porto orientado à cardiologia com o Dr. Luis Lima Lobo. Colaborou com o H. V. Laranjeiras e com o H. V. da FMV da U. Lusófona a tempo parcial durante o ano 2011. Em 2012 passou a colaborar a tempo inteiro com a U. Lusófona no serviço de cardiologia e como professor auxiliar convidado. Em 2013 completou a Pós-Graduação de Medicina Interna de Animais de Companhia no ano de na ULHT e fez várias formações na área da Cardiologia. Membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia Veterinária (SPCAV), é neste momento Presidente do Conselho Fiscal da SCAV desde 2017. Em março de 2015 ingressou o Hospital Veterinário do Restelo nas áreas da Cardiologia e Medicina Interna de Pequenos Animais.

Dra. Natalina Silva

Completou o mestrado integrado em Medicina Veterinária em 2010 pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade técnica de Lisboa. Realizou a pós-graduação em Medicina Interna pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona (2014), o curso de ecografia abdominal avançado (2014) e ecocardiografia nível II (2015) pela Improve Internacional, e encontra-se a terminar a pós-graduação em Cardiologia pela European Society of Advanced Veterinary Studies.Foi sempre responsável pelo departamento de cardiologia e ecografia dos locais (hospitais e clínicas veterinárias) por onde passou profissionalmente. Conta com participações em diversos seminários, congressos e formações focados nas áreas de medicina interna, imagiologia e cardiologia, as suas áreas de maior interesse. É sócia da SPCAV desde a sua fundação (2010) e faz parte da sua direcção desde 2017.

Dra. Maria Inês Fonseca

Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) em 2005. Entre 2005 a 2015 desempenhou funções como Médica Veterinária no grupo Hospital Veterinário do Baixo Vouga, sendo responsável pelo serviço de cardiologia. Participou em diversas ações de formação em Portugal e no estrangeiro, das quais se destacam cursos nas áreas de cardiologia, ecografia abdominal e medicina interna. Pós-graduação em Cardiologia pela Improve Ibérica, em 2008. Membro do corpo clinico do Hospital Veterinário de Berna desde Outubro de 2015.

Enf. Ana Lúcia Garcia

Licenciada em Enfermagem Veterinária pela Escola Superior Agrária de Viseu em 2008. Realiza com regularidade formação na área da enfermagem e integra a equipa do VetOeiras- Hospital Veterinário Central da Linha de Cascais desde 2012 onde desenvolve trabalho em todas as vertentes da enfermagem veterinária com especial incidência nas áreas de: Cirurgia, Anestesiologia, Urgências, Cuidados Intensivos e Medicina Felina.

Dr. Manuel Monzo

Licenciado pela FMV-Universidade de Santiago de Compostela em 2003. Entre 2004 e 2009 trabalhou no Centro Clínico Vetarrabida como responsável da área de cardiologia e anestesia. Entre 2009 e 2012 foi Professor Auxiliar Convidado na FMV-ULHT (Cardiologia). Estágios de curta duração em centros veterinários de referência e pós-graduações em Cardiologia. Estudante de doutoramento pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, na área da Arritmologia. Professor auxiliar convidado na FMV da U. Évora na área da Cardiologia entre 2013-2017. Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia Veterinária (SPCAV) desde 2017. Em 2012 fundou a empresa CardioCare, Serviços de consultadoria ambulatória em Cardiologia.

Enf. Joana Pinheiro

Licenciada em Enfermagem Veterinária pela Escola Superior Agrária de Viseu em 2008. No mesmo ano realizou estágio profissional no Hospital Veterinário do Restelo seguido por uma experiência na área de animais exóticos no Porto. Em 2012 teve a sua primeira experiência internacional, num hospital veterinário em Bordéus. Entre 2013 e 2016 trabalhou no hospital veterinário de Massamá como enfermeira de internamento e cirurgia. Durante este periodo realizou uma pós-graduação em Practical Nursing Techniques da Improve International. Actualmente trabalha no Royal Veterinary College em Londres, para onde se mudou em 2016.


Notas Importantes:

  • As inscrições serão consideradas efetivas apenas após pagamento.
  • Apenas os sócios com quotas em dia podem beneficiar do preço de sócio.
  • Política de desistências (a desistência acarreta uma taxa de 5 euros de despesas administrativas):
    • Até 1 Junho 2018 – 100% valor reembolsado
    • 2 – 6 Junho 2018 – 50% valor reembolsado
    • A partir 6 Junho 2018  – Sem reembolso